A Associação de Astronomia da Madeira dinamiza um planetário móvel com 7 metros de diâmetro e 3 metros de altura, capaz de albergar uma turma durante 45 minutos.
Mediante comunicação atempada, as Escolas da Região Autónoma da Madeira podem pedir a deslocação do planetário ao seu estabelecimento de ensino por um dia, onde os astrónomos realizam diversas sessões de Astronomia adaptadas ao grau de ensino dos estudantes. O planetário, aliado às comunicações já habituais dos astrónomos e a possibilidade de realização de sessões de observação ao Sol ou noturnas com telescópio, são poderosas ferramentas de ensino da Astronomia, da Matemática, da Física e Ciência em geral.
O custo unitário para uma deslocação a uma escola/estabelecimento é de 35€/dia, independentemente do número de turmas ou sessões.
Temas a abordar:
PRÉ-ESCOLAR
- apresentação, o que é o planetário…
- como é no “mundo”,
- como é dia, como é o Sol,
- o que se faz de dia,
- o Sol não se vê sempre; a noite,
- noite com as estrelas e a Lua,
- as estrelas não são todas iguais,
- o que se faz de noite,
- o nascer do Sol.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 20 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
1º ANO
- apresentação, o que é o planetário…
- porque é de dia – o Sol,
- como seria viver no Sol,
- onde vivemos,
- pôr-do-Sol e a noite,
- as estrelas não são todas iguais,
- a Lua,
- nascer do Sol,
- porque há dia e noite (simulação),
- a Lua também é um planeta,
- viagem à Lua, como é viver na Lua.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 20 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
2º ANO
- apresentação, o que é o planetário…
- o dia, o Sol, como seria viver no Sol,
- nascimento e ocaso, movimento aparente do Sol,
- onde vivemos, como é a Terra,
- diferenças entre estrelas e planetas,
- movimentos da Terra, mecanismo dia/noite (simulações),
- pôr-do-Sol; a noite,
- movimento aparente das estrelas,
- as estrelas não são todas iguais,
- a Lua, o que a ilumina,
- viagem à Lua,
- movimentos do sistema Sol – Terra – Lua (simulação), conceito de satélite,
- a Lua é um planeta, mas há mais planetas em torno do Sol,
- Saturno.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 25 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
3º ANO
- apresentação, o que é o planetário…
- diferenças entre o Sol e a Terra, estrelas e planetas,
- mecanismo dia/noite,
- as estações do ano,
- o céu noturno,
- introdução às constelações,
- nascer do Sol,
- viagem de Mercúrio a Saturno.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 25 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
4º ANO
- apresentação, o que é o planetário…
- diferenças entre o Sol e a Terra, estrelas e planetas,
- movimentos da Terra,
- pontos cardeais,
- o céu noturno,
- orientação usando a Ursa Maior e a Estrela Polar,
- a Lua, noção de satélite,
- astronautas na Lua,
- introdução à força da gravidade,
- viagem pelo Sistema Solar.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 30 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
5º ANO
- apresentação, o que é o planetário…
- estrelas, o que são e como funcionam,
- céu noturno,
- as estrelas não são todas iguais,
- simulação de um eclipse lunar,
- simulação de um eclipse solar,
- Sistema Solar (breve revisão),
- Lua e meteoritos,
- a cintura de asteroides,
- cometas.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 30 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
6º ANO
- apresentação, o que é o planetário…
- estrelas, o que são e como funcionam,
- céu noturno,
- duração do período diurno ao longo do ano,
- mecanismo das estações do ano nos dois hemisférios (simulações),
- simulação do nascimento e ocaso do Sol no Verão e no Inverno,
- encontrar uma estrela no céu,
- orientação e coordenadas no céu,
- galáxias.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 30 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
7º ANO
- apresentação, o que é o planetário…
- navegação, Estrela Polar e Descobrimentos,
- céu noturno,
- duração do período diurno ao longo do ano,
- mecanismo das estações do ano nos dois hemisférios (simulações),
- simulação do nascimento e ocaso do Sol no Verão e no Inverno,
- céu no Polo Norte e no Equador,
- nascimento de estrelas,
- Galáxia (Via Láctea),
- posição do Sol na Galáxia,
- Sistema Solar,
- outras galáxias.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 35 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
8º ANO
- apresentação, o que é o planetário…
- escalas e unidades de tempo e distância em Astronomia,
- céu noturno,
- Sistema Solar, meteoroides, asteroides e planetas,
- estrelas e estrelas múltiplas, ciclo de vida,
- enxames de estrelas,
- galáxias e a Via- Láctea,
- enxames de galáxias,
- o Universo como um todo.
A sessão deverá ter a duração aproximada de 40 minutos, excluindo o tempo necessário para a entrada e saída dos alunos.
No final de cada sessão, são mostrados dois vídeos-resumo alusivos ao Sistema Solar, Constelações e outros conceitos e sobre os 50 anos da alunagem e Exploração Espacial.